Lynx, uma hacker altamente viciada em seu estilo de vida, vê-se obrigada a aceitar jobs dos mais variados para sustentar suas necessidades, e seguir vivendo… ou apenas existindo.
Informações editoriais
Autora: Lidia Zuin
Apresentação: Roberto de Sousa Causo
Posfácio: Flávia Gasi
Capa: Davi Augusto
Projeto gráfico: Arthur Lamas
Diagramação: Abordagem Editorial
Edição: Nestor Turano Jr.
Tradução do segundo ensaio: Larissa Enohata
Preparação: Maitê Acunzo
Revisão: Julian F. Guimarães e Daniela Santos
Gênero: Ficção científica
Lançamento: 6/12/2021
Páginas: 248
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: Brochura (PUR)
​​​​​​​ISBN: 978-65-88858-09-7
REQU13M tem a marginalidade de Philip K. Dick e William Gibson e o charme visual e estético de Corra, Lola, corra. Lidia Zuin trouxe um pouco mais de distorção para uma cena que fica melhor conforme se torna mais barulhenta.” — FELIPE CASTILHO
REQU13M é Cloto, que segura o fuso para tear o fio da vida, que faz nascer uma realidade pirracenta e próxima. É Láquesis, que puxa e enrola as imagens neons cheias de poluição e desejos de vingança. É Átropos, que corta um único fio, e, com isso, apresenta a tão estrangeira existência. É a realização de uma memória antiga da sociedade, uma que, sim, amamos muito: a de descer até as profundezas e perder-se.” — FLÁVIA GASI
Sinopse
Em uma época imprecisa, mas não muito distante da nossa, os problemas são sempre agravantes, os recursos cada vez mais escassos e as relações caminham em direção ao lixo, junto a outros detritos eletrônicos.
Da calçada porosa crescem prédios lisos, longilíneos. Na noite escura, holofotes e hologramas iluminam as poças de chuva ácida, colorindo o asfalto negro em turquesa, amarelo e pink. Nos becos, jovens com implantes neurais trocam pilldrives em beijos que os fazem engolir microequipamentos que escondem programas e dados criptografados conforme a sequência genética dos receptores.
Neste caos de neon e LED, Lynx — uma hacker viciada em um estilo de vida altamente hedonista — aceita jobs dos mais variados no intuito de acumular créditos suficientes para alimentar suas necessidades, virtuais ou não, tais como adquirir um novo console ou updates em seus implantes.
Após invadir e vazar arquivos dos rivetheads — um grupo de vigilantes às avessas —, a mando de um tal de Nirvana, os valores da hacker mudam de figura e ela se vê obrigada a fugir e zelar ainda mais por sua sobrevivência.
É quando passa a contar com a ajuda de Moha, um enigmático homem que lhe traz conforto e segurança. Através de sessões de imersão na Rede, a dupla descobre que seus reais problemas mal começaram. Apesar da tênue linha entre o real e o virtual, Lynx precisará lutar contra aquilo que sempre acreditou lhe trazer a completude. E isso pode custar à hacker mais que apenas algumas horas imersa na Rede.
______________________________________

Sobre a autora
Lidia Zuin é jornalista e futuróloga, mestre em semiótica e doutora em artes visuais pela Unicamp. Head do núcleo de inovação e futurismo da UP Lab, é pesquisadora, editora do blog e curadora de notícias da newsletter UP Future Sight. Professora convidada na Aerolito, FAAP, Sputnik e Umbora, atualmente é docente de tecnologias emergentes e futurismo no Istituto Europeo di Design, além de assinar uma coluna quinzenal sobre futurologia, tecnologia e ficção científica no UOL TAB. Palestrante de dois TED Talks, já apresentou trabalhos em universidades nacionais e estrangeiras e também em eventos, como o Festival Path, FLIP e Campus Party. Seus textos já foram publicados em periódicos acadêmicos e em livros, bem como seus contos de ficção científica em coletâneas físicas e digitais. REQU13M é seu primeiro romance.

OUTROS LIVROS DA EDITORA

Back to Top