POR HAVER escassas edições, resgatamos essa que é considerada a primeira obra de fantasia e ficção científica escrita por uma brasileira à frente de seu tempo, com o carinho e respeito que ela merece, e trOUXEMOS à leitora e ao leitor uma edição especial e ilustrada por seus 122 anos.
Informações editoriais
Autora: Emília Freitas
Apresentação: Lidia Zuin
Posfácio: Enéias Tavares
Cronologia comentada: Elenara Quinhones
Capa e projeto gráfico: Arthur Lamas
Ilustrações de capa e miolo: Bruno Romão
Diagramação: Abordagem Editorial
Edição: Nestor Turano Jr.
Assistência editorial​​​​​​​: Julian F. Guimarães
Preparação: Daniela Franco
Revisão: Bruno Lippi
Gêneros: Fantasia e ficção científica
Lançamento: 13/2/2021
Páginas: 400
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: Brochura (PUR)
​​​​​​​ISBN: 978-65-88858-01-1
Publicado originalmente em 1899, A Rainha do Ignoto, da autora cearense Emília Freitas, é considerado por estudiosos como um livro precursor tanto por ter ser sido escrito por uma mulher — em uma época com pouco ou nenhum protagonismo feminino — quanto por transgredir convenções literárias e sociais, inserindo a leitora e o leitor em uma utopia na qual realidade e ficção se confundem e revelam um novo mundo similar ao que conhecemos, mas construído a partir da ótica das mulheres de uma sociedade patriarcalista do século XIX.
Sinopse
Certa noite, o doutor Edmundo teve seu ceticismo colocado em xeque ao confrontar uma figura enigmática que causava temor e fascínio entre os moradores de Passagem das Pedras, no Ceará. Funesta era seu nome para alguns, bruxa ou fada do Areré para outros… mas nenhum título refletia tão bem sua imponência quanto Rainha do Ignoto.
Sua canção melancólica atravessava toda a extensão do rio Jaguaribe em um bote conduzido por uma figura monstruosa até se perder de vista, mas permanecera de maneira involuntária na mente do rapaz. Determinado a descobrir o paradeiro dessa mulher emblemática, ele acaba transformando sua curiosidade numa obsessão.
Transvestido de mulher, Edmundo adentra na Ilha do Nevoeiro, onde descobrirá uma sociedade totalmente governada por mulheres. Nesse reino pautado por princípios sociais isonômicos e justos, as Paladinas do Nevoeiro, como se intitulam, ocupam cargos de cientistas, professoras, médicas, políticas, advogadas, engenheiras, entre outros, e estão presentes nas mais variadas esferas sociais — todas capitaneadas por uma Rainha hipnotizante.
Ela e seu exército buscam corrigir as mazelas sofridas cotidianamente pelas mulheres que ali encontram refúgio, lutando em favor dos desafortunados e injustiçados. Entretanto, por quanto tempo esse reino perfeito e singular será capaz de permanecer em segredo e protegido contra as crueldades do mundo que o cerca?
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sobre a autora
Emília Freitas nasceu em 11 de janeiro de 1855, em Vila União, distrito de Aracati, no Ceará. Crescendo em um ambiente letrado, a filha do tenente-coronel Antônio José de Freitas — um abolicionista, liberal e republicano — e de Maria de Jesus — muito cuidadosa com os filhos e escravos, ensinado muitos destes a ler e escrever — teve influências que se tornariam perceptíveis em sua produção intelectual nos anos seguintes.
O ano de 1869 é marcado pelas mortes de seu avô paterno, de seu pai e de seu irmão mais velho. Em uma sociedade fortemente patriarcal, a perda desses entes queridos sacode a posição social da família. Devido à dor do luto e aos confrontos políticos com conservadores da região, que difamavam a memória do patriarca progressista, a família de Emília Freitas, composta por mais de doze membros, muda-se para a capital da província, Fortaleza. Ali, ela daria continuidade aos estudos formais das línguas inglesa e francesa e de geografia e, anos depois, como constam em documentos biográficos, estudaria na Escola Normal.
Na década de 1870, diferente de outras mulheres que já se encaminhavam para a vida matrimonial, a jovem escritora dedica-se à literatura, colaborando em importantes veículos, como o Libertador, A Quinzena e O Pão, escrevendo poemas marcados por momentos intimistas de sua vida. Destacam-se “Conforto” (1875) e “A mãe escrava” (1877), este reforçando sua visão abolicionista. Em 1883, rompendo de vez com a condição doméstica que lhe esperava, começa a recitar poemas em eventos, como a fundação da Sociedade das Cearenses Libertadoras, e espaços públicos, como o Clube Cearense. […]

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